No ultimo fim de semana fui visitar minha família no Distrito de Porto Primavera, na cidade de Rosana, Estado de São Paulo, sempre vamos pra lá e confesso que é o meu lugar preferido no interior pela tranquilidade e pela hospitalidade do local, mas me decepcionei com a acessibilidade do local que é muito ruim.
Fui a bares, restaurantes, supermercados, farmácias, pontos turísticos, enfim andei pela cidade toda e percebi que não existem banheiros adaptados. Mais tarde conversando com alguns moradores e descobri que um único restaurante, fora do centro, possui um único banheiro adaptado, mas não posso dizer que é adequado pois não fui até lá.
Na cidade só vi uma vaga reservada para deficientes, em frente ao Banco Santander, o que é padrão em todas as agências, mais tarde descobri que existem mais algumas em alguns órgãos públicos,, mas nenhuma em estabelecimentos comerciais.
Rampas de acesso, nas calçadas são inexistente e a maioria dos estabelecimentos comerciais possuem um degrau na entrada. Nos bares e restaurantes as mesas são colocadas muito próximas o que impossibilita a circulação de cadeirantes.
Além disso, as calçadas da prainha em Rosana, um dos principais pontos turísticos, é totalmente inadequada para a circulação de uma cadeirante e os quiosques são inadequados para nos atender.
Penso que uma cidade que está investindo no turismos deveria se adequar para receber todos os tipo de publico, uma vez que, apesar de cadeirantes, gostamos de nos divertir como todas as outras pessoas.