No ultimo fim de semana, estivemos em Pontal do Paraná, participando da 3a Etapa da Regional Sul de Volei Paraolimpico e o evento aconteceu na Associação Banestado, nessa cidade, local onde também ficamos hospedados.
Sem duvidas nenhuma o lugar é lindo, muito próximo ao mar, eles apresentam uma otima estrutura para hospedagem de pessoas "normais", mas não apresentam condições nenhuma de acessibilidade para cadeirantes, logo na recepção existe um degrau intranponivel sem a ajuda de outra pessoa, sem contar que na area social não existe nenhum banheiro adaptado.
Alem disso não existe nenhum quarto que possa atendem as necessidades de um cadeirante, uma vez que, para aproveitar o espaços, os mesmos são abarotados de camas, o que impede a locomoção de cadeira de rodas e o banheiro não apresenta infoestrutura nenhum para atender as necessidades de um cadeirante.
O restaurante é no primeiro andar, o que impossibilita o acesso uma vez que não existe elevadores, no trajeto entre o domitório e no trajeto até o ginásio de esportes existe rampas sim, mas totalmente improvisadas, sem consiçòes nenhuma de uso sem a necessidade de auxilio, entrada sendo que na entrada do ginásio existe um degrau, contudo não existe rampa nenhma. E as calçadas apresentam iregularidades que podem travar a roda da cadeira, fazendo com que o usuário tombe para frente.
Sem duvidas nenhuma a Associação Banestado em Pontal do Paraná é um excelente local para se passar as férias e acredito que se a acessibilidade do local fosse melhor talvez o número de hospedes fosse maior, uma vez que cada vez mais pessoas privilegiam os locais que promovem a inclusão, a sociedade no geral está adquirindo consciencia de que o PPD também deve ter o seu lugar.
Fica a dica para que eles invistam em pequenas adequações para atender a demanda, cada vez maior, de Pessoas Portadora de Deficiencia, principalmente as que dependem de cadeira de rodas para de locomoveram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário