ASSAMA Conquista 3º Lugar no Campeonato Brasileiro de Volei Sentado, série B em Máceió


A Assama conquistou no último final de semana em Maceió-Al o 3º Lugar no IV Campeonato Brasileiro de Voleibol Paraolímpico Série B.

Apesar de ter viajado para a competição com intuito de conquistar o título o resultado foi bastante comemorado por todos da equipe, pois se trata de um campeonato bastante disputado com equipes de bom nível. A Assama obteve nos seus 7 jogos 5 vitórias e 2 derrotas, essas derrotas foram justamente para as duas equipes que terminaram nas primeiras posições.

Com este resultado a Assama também não conseguiu o acesso a série A do próximo ano,  somente duas equipes se classificavam.


Confira abaixo os resultados dos jogos da Assama:


Assama 0 x 3 APFA/PE
Assama 0 x 3 IBP Barueri/SP
Assama 3 x 1 SER Jacareí/SP
Assama 3 x 0 AAAnthares/AL
Assama 3 x 1 AVPL/PR
Assama 3 x 0 Adefsmic/AL
Assama 3 x 0 Clube do Vôlei/SE


Após 3 dias de competições com bom jogos a classificação do campeonato ficou assim:


1º Lugar: APFA/PE - 14 pontos (7v)
2º Lugar: IBP/SP - 13 pontos (6v e 1d)
3º Lugar: ASSAMA/PR - 12 pontos (5v e 2d)
4º Lugar: CLUBE DO VÔLEI/SE - 11 pontos (4v e 3d)
5º Lugar: SER/SP - 10 pontos (3v e 4d)
6º Lugar: AVPL/PR - 9 pontos (2v e 5d)
7º Lugar: AAANTHARES/AL - 8 pontos (1v e 6d)
8º Lugar: ADEFSMIC/AL - 7 pontos (7d)


Agora as atenções da equipe da Assama se voltam para o campeonato do Regional sul de voleibol paraolímpico que terá sua 1º etapa a ser realizada no próximo mês na cidade de Curitiba.

CREA/PR fiscaliza acessibilidade no Parque de Exposições



A pedido do Ministério Público, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) fiscalizou a acessibilidade do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. A fiscalização ocorreu em janeiro e resultou em um levantamento fotográfico. “A fiscalização foi realizada com base na norma de acessibilidade, a NBR 9050.

A intenção é identificar os itens não atendidos e que devem ser melhorados

ou implementados para o atendimento às exigências", diz o gerente do CREA-PR, regional Maringá, Edgar Matsuo Tsuzuki.

Rampas muito inclinadas, falta de corrimão, banheiros faltando adaptações, falta de estacionamento para pessoas com deficiência e desnível entre um pavilhão e outro foram algumas das irregularidades encontradas. “Às vezes, um degrau de três centímetros ou a falta de um puxador é uma barreira instransponível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como as gestantes e pessoas com muleta”, acrescenta Tsuzuki.

No acesso para a arena de shows, a rampa existe, mas muito inclinada. A demarcação no piso, mostrando o espaço para o cadeirante assistir ao show não existe. “Esses padrões existem para que o cadeirante tenha autonomia, mas neste caso ele vai precisar de um auxílio para subir a rampa e para achar um lugar para assistir aos shows”, relata o arquiteto Manoel de Oliveira Filho, membro da comissão de acessibilidade do CREA/PR.


Os banheiros que possuem um box para deficientes não atendem integralmente as normas de acessibilidade. “Um banheiro adaptado deve ter duas barras de apoio, um lavatório suspenso, uma porta com abertura para fora, e nem todos esses itens foram preenchidos que devem ser de acordo NBR 9050”, comenta Manoel de Oliveira Filho. Entre os pavilhões, desníveis impedem o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Toda a área deverá atender a ANB 9050”, destaca o arquiteto.

Procedimento

Esse relatório realizado pelo CREA-PR já foi encaminhado para o Ministério Público para análise. “Apurada as irregularidades, vamos acionar as partes envolvidas e fazer um termo de ajustamento de conduta”, informa a promotora da Saúde Pública, Idoso e Deficientes, Esttela Santana Ferreira Pinheiro. Este termo prevê as mudanças que deverão ser feitas nos estabelecimentos e os prazos para isso.  Caso o termo não seja cumprido, será aplicado multa.

Programa de acessibilidade


O gerente do CREA-PR, regional Maringá, informa que o conselho possui um programa para conscientizar os profissionais e população em geral para a importância das normas de acessibilidade. “Empresas e instituições precisam ter a consciência de que necessitam de um profissional capacitado para colocar essas normas em prática. Não é qualquer rampa, por exemplo, que vai poder ser instalada nas calçadas e acessos, existe uma medida e tamanhos específicos para que a acessibilidade aconteça”, destaca Tsuzuki.

Acessibilidade Hotel Recanto das Hortências - By Alexandre Guido

Desde quando conheci a Gislaine e passei por uma situação onde íamos em um lugar e ao reservar descobrimos que não havia como ela ir devido a falta de acessibilidade, passei a observar os estabelecimento, hotéis, barzinhos, etc que frequento com minha família.
Neste final de semana da Páscoa a Gislaine me encomendou uma verdadeira vistoria no Hotel Recanto das Hortências em Passa Quatro, interior de Minas Gerais.
O Hotel tem ótima acessibilidade com elevadores, rampas e corrimão por todo o lugar. Corredores amplos e apartamentos com muito espaço.
Por se tratar de um hotel no interior de Minas, perto de várias cidades do circuito das águas, o hotel é frequentado por muito idosos o que aumenta a responsabilidade do estabelecimento em se adequar as necessidades das pessoas.
Gisa, dou 5 cadeirinhas...

Faculdades Maringá realiza modificações e ganha mais uma cadeirinha da acessibilidade




No dia 11 de fevereiro postei uma avaliação da acessibilidade na Faculdades Maringá, que é onde estudo e a nota conferida a eles foi 04 e 02 cadeirinhas da acessibilidade.

Contudo algumas modificações forem feitas:

No bloco 1 cadeirante encontrava uma rampa que era transponivel, mas era melhor tomar cuidado para não tombar, essa rampa foi refeita e agora o acesso é muito mais fácil e principalmente não há risco de a cadeira tombar.

No bloco 2 onde se encontrava uma rampa um pouco mais ingrime alem de uma elevação no piso que era quase impossível de transpor sozinho, não pela altura, mais sim pelo conjunto rampa + elevação, a elevação no piso foi corrigida, ainda existe a rampa ingrime, mas o correção facilita o acesso ao bloco.

Penso que são modificações simples, mas já é um começo, entendo que as outras demandam um pouco mais de tempo e recursos, mas vejo que a faculdade está tentando se adequar as normas e isso é um ponto positivo.

Sendo assim aumento a avaliação da faculdade para 06 e dou 3 cadeirinhas da acessibilidade a eles.

ASSAMA ja esta em Maceio para a Disputa do IV Campeonato Brasileiro


Hoje (20-04-2011) a Equipe da ASSAMA representando Maringa no Campeonato Brasileiro de Voleibol Para-Olímpico desembarcou no aeroporto "Zumbi dos Palmares" em Maceio por volta das 15h30, a Equipe esta muito motivada para a conquista do titulo e em consequencia o acesso para serie A do Campeonato Brasileiro.

O Campeonato tem sua Abertura realizada amanha as 9h, a estreia da gloriosa equipe da ASSAMA ocorrera no mesmo dia as 16h.

De acordo com o técnico da equipe senhor Tony dos Santos " Viemos a 3 anos consecutivos buscando o titulo, mas conseguimos apenas o 3 lugar, nesse ano com o maior empenho dos atletas, passamos a ter uma maior expectativa em conquistar o lugar mais alto no pódio" !!!!!
 
Copyright 2011 Sou deficiente e só quero acessibilidade e oportunidade!!!
Design by Reniéslei Maciel