Oi Gi, então falam muito de direitos iguais para todos, mas será verdade?
Eu viajo pelo Brasil sou uma pessoa muito observadora em acessibilidade em todas as cidades que vou e a falta de acessibilidade é evidente, os direitos são iguais para todos e isso é uma vergonha.
Bom falado da nossa cidade, Maringá, a acessibilidade não e tão grande assim, pois falta conscientização de alguns comerciantes e principalmente de alguns arquitetos, vou dar alguns exemplos.
No Novo Centro, na Avenida Horácio Racanelo, construíram calçadas acessíveis com rampas e calçada para os deficientes visuais com os patrões acessíveis , mas no acabamento da avenida esqueceram dos deficientes visuais e colocaram a iluminação bem em cima da calçada que o deficiente visual passar sozinho.
Outra obra que os arquitetos esqueceram dos deficientes também, em partes foi o Shopping Catuaí, pois lá dentro tudo é adaptado banheiros adaptados para cadeirantes, muletates espelhos rebaixados que os cadeirante podem se olharem no espelho, lavadores rebaixados para os cadeirantes e para crianças e pessoas baixas poderem lavar as mãos, fizeram tudo certo lá dentro para todos que conseguirem entrar lá desfrutarem do seu ambiente, mas esqueceram de um detalhe que deixa um pensamento será que e para todos mesmo, pois no lado de fora do shopping nas calçadas não fizeram rampas como um cadeirante que vai até lá pode entrar sozinho sem ter que pedir ajuda a alguém, pois os meios fios la são bem altos só da para andar na rua correndo o risco de ser atropelado.
E agora no centro nas lojas, bom no centro tem muitas lojas que os proprietários são muito inteligente, construíram rampas para dar acesso a todos pois muitas pessoas só compram hoje em dia em lojas acessíveis pois aquelas lojas que não são acessíveis são taxadas com preconceituosas ou que exclui alguns dos seus fregueses não tendo bom olhos para inúmeras pessoas sem contar que estão perdendo clientes né, mas infelizmente algumas lojas que tem rampas não estão acessíveis para todos principalmente para cadeirantes , muitas lojas tem rampa tudo mas um cadeirante não pode entrar, pois na frente da rampa tem muitos objetos impedindo a entrada. Apesar de tudo quem sai perdendo muito são aquelas lojas que não pensam em todas as pessoas que um dia puderam ser seus fregueses............... que pena né......................
Outra coisa que acontece no centro é que alguns motoristas não respeitam as rampas,e as vagas reservadas para deficiente, bom vou dar uma dica para estes motoristas na cidade tem muitas pessoas olhando estes detalhes e denunciado, não fiquem nervosos se derrepente uma multa chegar em sua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário