Carlos Eduardo Lopes e quantos mais?

Através do blog e da comunidade no orkut "Acessibilidade. Nós queremos!!" conheci outros cadeirantes que passam por situações semelhantes ou piores do que as que relato, nesses canais, como é o caso do Carlos Eduardo Lopes que me contou parte de sua história, olha o que ele diz:

Meu nome é Carlos Eduardo, tenho 29 anos, nasci em São Paulo, tenho PC (Paralisia Cerebral), comecei a estudar tarde aos 11 anos, na A.A.C.D. lá fiquei até os dezoito anos, quando então me transferi para uma escola mais perto de minha casa, pois a A.A.C.D. era um ponto longe.

Em 1989, conheci Ibiúna, cidade do interior de São Paulo, tenho parentes, por isso costumava passar as férias aqui. Em 2002, me mudei para cá, moro com meus pais e uma irmã.
 
Em 2007, terminei o Ensino Médio. Em 2010, passei no vestibular para Ciência da Computação, mas não consegui cursar a faculdade porque, a prefeitura daqui não que me dar transporte.

 
MINHA VIDA SOLITÁRIA.

Eu tenho alguns problemas de locomoção, pois moro em uma região muito esburacada de Ibiúna, por isso não saio muito de casa só saio quando recebo amigos que tem carro.

A maioria do tempo fico no meu quarto vendo televisão. eu acho minha vida muito chata, pois quando quero sair pra alguns lugar, não dá por causa dos buracos da minha rua e isso me chateia muito.
 
Histórias assim me deixam muito triste. Tá certo que o Carlos nasceu com problemas que o limitam em algumas coisas, mas podemos perceber que o cognitivo dele é totalmente preservado o que talvez falte é estimulo. Percebemos ainda que não é por falta de vontade que ele não estuda e não por falta de capacidade, o que falta é infroestrutura.
 
Quantos outros estão na mesma situação que o Carlos, não saem de casa quase nunca e não realizam seus sonhos por falta de acessibilidade? Quando a sociedade vai se conscientizar e tirar essas pessoas da margem?

2 comentários:

Anônimo disse...

O Gislaine, esta dificuldade do Carlos esta aqui tambem pertinho de nos pois conheço muitos amigos que nao conseguem vencer na vida por varios dificuldades tambem.

Gislaine Milani disse...

Sem duvidas a dificuldade do Carlos é semelhante a de muitos outros cadeirante que vivem as margens da sociedade por falta de oportunidade e não por falta de vontade, mas acredito que isso está começando a mudar, infelizmente nem todos conseguirão usufruir dessas mudanças.
O mais importante agora é exigir que essas mudanças aconteçam.

 
Copyright 2011 Sou deficiente e só quero acessibilidade e oportunidade!!!
Design by Reniéslei Maciel