Que ajudar? É só perguntar.


Nessas minhas andanças por ai, percebi que algumas pessoas, algumas vezes, tem desejo de se aproximar de um deficiente para oferecer ajuda, pra bater papo e conhecer um pouco da história do outro, mas não se aproximam e perdem a oportunidade.

Por isso estou aqui hoje, pra falar com você que quer ajudar mas não sabe como, vou dar umas dicas que, se não serve para a todos, serve para a maioria. Se você vê um deficiente, seja ele quem for, ou que tipo de deficiência tenha, e quer oferecer a sua ajuda, chegue e pergunte se a sua ajuda é necessária, se realmente for será muito bem vinda, caso não seja a pessoa vai te dizer. Se você não sabe como ajudar, pergunte, o deficiente é a pessoa mais indicada pra te dizer, afinal lidamos com isso todos os dias.

Outra coisa, somos pessoas normais, geralmente não quebramos tão facilmente e se dizemos que você pegue aqui ou ali é porque realmente pode, nossos braços e pernas não vão se soltar sozinhos, não se preocupe. Nunca, em hipótese nenhuma, ajude sem perguntar se é necessário, ou sem perguntar como pode ajudar, algumas pessoas na ancia de ajudar acabam atrapalhando, por não saber como conduzir uma cadeira ou guiar um cego.

Se a ideia é só conhecer a pessoa e saber um pouco mais da sua história, convide a pessoa para um lanche, lógico que uma pessoa ou outra é mais resistente em relação a isso, mas a maioria de nós vai adorar e pode ser o inicio de uma grande amizade.

Uma ultima coisa, se chegarmos no seu estabelecimento comercial e você não tem a mínima ideia de como nos atender, não nos ignore, se entramos ali é porque queremos algo, como todo mundo, não se preocupe que diremos e se for necessário guiaremos o atendimento. Como disse somos igual a todo mundo, compramos, comemos e adoramos nos divertir, a cadeira pode limitar um pouco, mas não nos impede totalmente.

Se ainda houverem duvidas e você quiser bater um papo sobre o assunto estou a disposição.

Um comentário:

Carlos Eduardo disse...

Este post retrata a realidade de nós caderantes, muitas vezes as pessoas não se aprocimao de nós por medo, vergonha ou preconseito.
É PRECISO DEIXAR CLARO QUE AS PESSOAS PODEM CHEGAR PERTO DE NÓS, NÃO TENHA; NÓS NÃO MORDEMOS NINGUEM.

 
Copyright 2011 Sou deficiente e só quero acessibilidade e oportunidade!!!
Design by Reniéslei Maciel