Acessibilidade Ody Park, Maringá - Pr ( Nota Dois)




Domingo dia 16, fui ao Ody Parque, com alguns amigos, já tinha ido ao parque antes do acidente, mas essa foi a primeira vez que fui de cadeira, quando não precisamos de ajuda para locomoção é fácil nos encantamos com um local, mas quando precisamos é que enxergamos as deficiências do local.
Uma das coisas que percebi é que o parque não dispõem de vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais e que o estacionamento não permite que um cadeirante se locomova sem sozinho. Como alugamos um quiosque pudemos descer até lá com o carro, mas depois de quase implorar para que o segurança nos deixasse passar.
Quando desci do carro encontrei outra dificuldade, chegar ao quiosque, pois não há rampa de acesso e todo trajeto era de grama, sugiro que nesse caso eles façam uma passarela de acesso da rua até o quiosque e que coloquem uma rampa na entrada dos quiosques, isso ajudaria também a mães com carrinhos de bebê.
O acesso do quiosque ao restante do parque também foi bem difícil uma vez que as passarelas são estreitas e geralmente existe muitas pessoas, além disso as rampas são íngremes, o que dificulta a subida e a descida de um cadeirante.
Os funcionários não são muito gentis e isso não é só com os cadeirantes, isso é com todos que freqüentam o parque, desde o segurança até os atendentes, falta treinamento para essas pessoas. Sei que são muitas pessoas todos os dias e que os funcionários as vezes tem e se desdobrar, mas um pouco de educação e cordialidade, alem disso falta treinamento para que os mesmo entendam melhor qual sua função e como ela pode ser desempenhada corretamente.
O acesso as piscinas não é difícil uma vez que quase todas possuem rampas de acesso, não totalmente adequadas, mas que não dificultam tanto a entrada, além disso, as piscinas vão afundando de forma controlada, o que garante certo conforto a quem tem dificuldade de locomoção.
Os banheiros são adequados para um cadeirante, o que é um ponto positivo para o Ody Parque.
Levando em conta todos esses obstáculos encontrados dou nota DOIS em Acessibilidade ao Ody Park, mas só pelo acesso as piscinas e aos banheiros adaptados e com isso eles ganham UMA Cadeirinha da Acessibildade.
Uma vergonha um parque que recebe centenas de pessoas a cada fim de semana, não estar pronto para receber portadores de necessidades especiais

4 comentários:

tony disse...

Gi Muito bom seu relato das deficiencias de estrutura e de pessoal no Ody parque, seria bom eles lerem essas informações, pois acho que seria bem ultil para eles pelo menos resolverem esse problemas.

Gislaine Milani disse...

Oi Tony.
Acho interessante sua ideia de dar um feedback aos locais que frequento e que posto no blog, já fiz isso com as outras empresas e mesmo quando estou elogiando não sinto nenhum tipo de preocupação delas com relação a acessibilidade de fato.
Mas vou tentar mais uma vez com o Ody.
Abraços

Simone de maringá disse...

Oi, Achei de extrema importancia seu cometario sobre o Ody parque, e gostaria de sugerir que fizessemos um baixo assinado e todos os cadeirantes possiveis assinar e levarmos -la, ou não sei faz\er uma outra coisa, mas que exigissimos o acesso porque é lei e temos o direito.Conheco muitos cadeirantes em maringa e região e vão com certeza estar dentro desta busca de acessibilidade.

Gislaine Milani disse...

Oi Simone.
A ideia do abaixo assinado é interessante, contudo acho que seria malhar em ferro frio nesse momento, pois o primeiro argumento deles seria "Não temos tantos cadeirantes frequentando o parque, para justificar todas essas mudanças."
Acredito que o que podemos fazer agora é falarmos para todos que conhecemos que o parque não é acessivel e pedirmos para que os nossos amigos não cadeirantes também reclamem a respeito disso, seja por email no site do parque ou pessoalmente quando estiverem frequentando o parque.
Mas o mais importante é irmos até lá e mostrarmos para eles quais são as dificuldades que encontramos e pedir que eles nos ajudem a supera-las só assim vamos conseguir que eles mudem, quanto mais cadeirantes frequentando um local, qualquer que seja, mais rapido as adequaçòes serão feitas.
Olhe o Aquaticu's faz muito tempo que não vou lá, mas pelo que me lembro é nota 10 em acessibilidade, mas isso só aconteceu depois que alguns cadeirantes começaram a frequentar o local.
Sendo assim vamos sair de casa e mostrar nossa cara, não se intimidem porque o local nào apresenta acessibilidade adequada, vão ate lá e exijam que eles os atenda da melhor forma, só assim consiguiremos as mudanças necessárias em relação a acessibilidade.

 
Copyright 2011 Sou deficiente e só quero acessibilidade e oportunidade!!!
Design by Reniéslei Maciel