Falta de acessibilidade dificulta inclusão

Um dos principais pontos citados pelos especialistas para a baixa inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é a falta de acessibilidade, não apenas nas empresas, mas também nas ruas, no trajeto até o trabalho. De acordo com o arquiteto Ricardo Mesquita, a principal causa da falta de acessibilidade é a ausência de observação, cumprimento e fiscalização da legislação. “A Portaria n.o 3.284 de 2003, do Ministério da Educação, estabeleceu prazo de 90 dias para que os estabelecimentos de ensino superior cumprissem uma série de requisitos de acessibilidade, sob pena de suspensão do credenciamento. Mas nem tudo foi cumprido”, afirma.

Outro problema que afeta o acesso ao emprego, segundo Mesquita, é a precariedade e a falta de calçadas acessíveis e seguras, além dos problemas no transporte coletivo. “O sistema de transporte coletivo poderia ser mais seguro e acessível com a simples inserção de rampas em todas as estações e plataformas elevatórias nos veículos”, explica.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Álvaro Cabrini Júnior, as empresas investem pouco em acessibilidade, pois ainda não perceberam que, quando fazem investimentos nessa área, melhoram o ambiente não apenas para o deficiente, mas para todos. De acordo com Cabrini, o Crea-PR, por meio do Programa de Acessibilidade, tem realizado eventos de sensibilização quanto ao atendimento aos preceitos de acessibilidade em diversas cidades paranaenses. O objetivo, segundo ele, é divulgar e sensibilizar a sociedade e os profissionais sobre os benefícios da implantação de dispositivos que contemplam a acessibilidade. A acessibilidade é fundamental para todos, porque os espaços físicos geram barreiras também àqueles que possuem a mobilidade reduzida, como gestantes, idosos, mães com filhos no colo, obesos ou pessoas que usam muletas provisórias.

Fonte: Gazeta Maringá http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1032737&tit=Falta-de-acessibilidade-dificulta-inclusao

3 comentários:

Anônimo disse...

lindo gi,concordo com vc o mundo tem que ser igual para todos,vc tem a minha força para lutar pelo direito da acessibilidade,bjs

Anônimo disse...

Olha, acho muito 'cômico' que algumas universidades ofereçam cotas para deficientes, mas não os meios. De nada adianta pra qualquer um entrar na universidade se não pode sequer andar nela. Acho que as universidades, públicas principalmente, deveriam ser exemplo para a comunidade no quesito de rampas, elevadores, banheiros e todo o necessário para que a inclusão seja completa!

Gislaine Milani disse...

Oi Anonimo 1.
Obrigada pela força, precisamos de toda ajuda para exirgirmos que a questão acessibilidade seja respeitada, sendo vc cadeirante ou nào é bem vindo nesse "luta".

Oi Anonimo 2.
Infelizmente ainda é assim que acontece, mas acredito que só vá mudar depois que enfrentarmos as dificuldades e irmos para as universidades, afinal porque elas se adequarão se não tem nnguém frequetando. Temos que ir sim, só assim poderemos exigir que a acessibilidade seja adequada, de casa não consiguiremos nada.

abraços aos dois.

Gislaine Milani

 
Copyright 2011 Sou deficiente e só quero acessibilidade e oportunidade!!!
Design by Reniéslei Maciel